Informativos


Conheça aqui informações e cuidados especiais que deverá tomar com a utilização do concreto usinado.



   Informativo Técnico e Preventivo de Concretagem

“Os 10 mandamentos da aplicação do concreto”

01- Verificar se está tudo em ordem para a concretagem da laje com antecedência mínima de dois dias.

02- Verificar se o escoramento da laje está firme e adequado para a estrutura, mantendo-se a distância mínima de 1m em 1m.

03- Conferir a Nota Fiscal e o lacre da bica de descarga da BT, e acompanhar a descarga do concreto.

04- Molhar bem a laje antes da concretagem.

05- Não adicionar água no concreto além da quantidade prevista na Nota Fiscal, ou acima do Slump Test especificado. Esta é a principal condição que determina a resistência final
do concreto. Não adicionar água após o início da concretagem. Responsabilidade exclusiva do cliente.

06- O concreto aplicado deverá ser vibrado com vibrador adequado durante a concretagem. Se não for feito este procedimento, poderá ocorrer fissuras na superfície.

07- Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação 3 vezes ao dia por 7 dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase de importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.

08- Após cada operação descrita no tópico anterior, cobrir a laje com lona plástica, para que a cura do concreto fique boa, e não sofra de intempéries (chuva, temperaturas elevadas, vento).

09- Caso o concreto seja do tipo bombeado, deixar dois sacos de cimento à disposição da equipe, a fim de fazer argamassa ou nata de lubrificação da bomba.

10- Se as providencias acima não forem cumpridas, muito provavelmente a laje apresentará fissuras em maior ou menor grau. Porém, mesmo com todos os cuidados acima descritos, se ocorrem algumas fissuras é importante elimina-las logo que apareçam (algumas horas a pós a concretagem), com a simples aplicação de desempenadeira de aço na área fissurada, e, se necessário, aplicar uma película de nata de cimento (0,50 litro de água/ 1kg de cimento) nas mesmas. O surgimento das fissuras é proveniente de falhas no sarrafeamento, acabamento do concreto, cura mal feita ou falta de cura. É importante salientar também que o concreto é um material permeável, não dispensando a impermeabilização necessária contra vazamentos de água, ou a realização de uma cobertura (telhado), portanto não garantimos que não ocorrerão vazamentos.



   Vantagens do Concreto dosado em central

O concreto é um dos materiais de construção mais utilizados em nosso país.

A busca constante da qualidade, a necessidade da redução de custos e a racionalização dos canteiros de obras, fazem com que o concreto dosado em central, seja cada vez mais
utilizado.

Uma das vantagens de se aplicar concreto dosado em central, destacamos:

• Economia de materiais, agilidade, diminuição dos encargos trabalhistas;
• Eliminação das perdas de areia, brita e cimento;
• Racionalização do número de operários da obra, com consequente diminuição dos encargos sociais e trabalhistas;
• Maior agilidade e produtividade da equipe de trabalho;
• Garantia da qualidade do concreto graças ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras;
• Redução no controle de suprimentos, materiais e equipamentos, bem como eliminação das áreas de estoque, com melhor aproveitamento do canteiro de obras;
• Redução do custo total da obra.



   Concreto Usinado - Dicas para Compra

As usinas de concreto precisam de alguns parâmetros para orçar e futuramente fornecer o concreto. A característica mais importante é a resistência à compressão, representada pelo famoso "fck". Em geral, o fck ficará entre 150 a 180, caso não tenha sido especificado um outro valor pelo projetista da estrutura nos desenhos ou no memorial descritivo. Fica por conta da usina definir o traço para conseguir a resistência pedida.

Além da resistência, pode-se especificar também o tipo de pedra a usar, considerando o espaço entre as armaduras, ou seja, fixa-se o diâmetro máximo dos agregados e, se necessário, o teor de cimento por m³.

Outro parâmetro que pode ser especificado é o "abatimento" (também chamado de "slump test"). Aqui, abatimento não tem nada a ver com preço menor; na verdade, refere-se a um dado que determina a plasticidade do concreto, sua capacidade de ser moldado. Quanto mais complexa for a forma, maior deverá ser o abatimento ou "slump".

Ao comprar concreto usinado, deve-se ter em mente o tempo máximo aceitável no transporte do concreto de usina muito afastada do local da obra e este fato pode ser importantíssimo para obras afastadas dos grandes centros.

Quanto à descarga na obra, precisamos nos certificar que, no local de deposição do concreto, não haverá obstáculos para a chegada do caminhão. Note que, no mínimo, a altura livre necessária é de 4 metros e a largura livre de 3 metros.

Os caminhões utilizados pelas usinas costumam ter as seguintes capacidades: 5, 7, 8 e 10 m³. Se o pedido for menor do que um determinado volume, a usina poderá cobrar um adicional pelo transporte, algo que deve ser negociado antes de se fazer o pedido.

Também é preciso nos certificarmos de que a obra está equipada com o pessoal e equipamentos necessários para receber, transportar e lançar todo o concreto em, no máximo, 90 minutos.

Caso a concretagem seja especialmente difícil ou não tenhamos em obra os recursos para usar o concreto neste tempo, pode-se pedir para a usina adicionar um aditivo retardador de pega. Ah, sim, não se esqueça de ter à mão vários vibradores, essenciais para compactar adequadamente o concreto no menor tempo possível. Tenha ao menos 2 vibradores pois, se um deles quebrar durante a operação, o outro poderá substituí-lo, sob pena de se perder toda a carga do concreto e danificar a qualidade da estrutura.

Na maior parte das vezes, as usinas entregam exatamente o volume pedido, até porque este é dosado cuidadosamente durante o lançamento do caminhão. Entretanto, manda a boa norma de procedimentos do Engenheiro ou Mestre de Obras, que, eventualmente, se realize a medição de um ou mais caminhões. A medição é feita usando uma caixa ("masseira") devidamente construída para medir volume de concreto.

A resistência do concreto entregue e aplicado na obra deve ser aferido por testes em corpos de prova. Para tanto, a usina deve coletar corpos de prova de cada caminhão entregue ou, caso o engenheiro da obra estiver de acordo, de apenas alguns caminhões. Mas note que a usina só pode ser responsabilizada pela qualidade do concreto assim que este saiu do caminhão, cabendo ao responsável pela obra fazer o controle da qualidade do concreto efetivamente aplicado nas formas. Isto porque é possível receber um ótimo concreto na porta do canteiro, mas que resulte em um péssimo concreto quando porto nas formas, por deficiência durante o transporte, lançamento ou cura. Assim, em obras de responsabilidade (como em lajes e colunas), aconselha-se controlar a qualidade do concreto nas formas, tirando corpos de prova do concreto efetivamente lançado nelas que deve receber o mesmo tratamento -- em termos de cura -- do que as peças de onde foram retirados.

Um detalhezinho final -- mesmo comprando concreto de usina, poderá ser necessário ter uma betoneira na obra para trabalhar miúdos de concretagem de pisos, pequenas obras e também para bater a massa usada nos assentamentos de alvenaria.

Fonte: http://www.forumdaconstrucao.com.br/